quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PRODUZINDO O RELATO MULTIMÍDIA DO PROJETO PEDAGÓGICO

PROJETO PEDAGÓGICO – “ARTE DO FOLCLORE E CULTURA POPULAR”

                A apresentação desta atividade é a produção de um material muito especial que representa a síntese dos resultados de um Projeto Pedagógico realizado na escola em que trabalho a disciplina de Educação Física aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio no CEM Dona Filomena Moreira de Paula em Miracema - TO.
             As minhas considerações finais como aluna do curso “Ensinando e Aprendendo com as TICs – Tecnologia de Informação e Comunicação” pela plataforma da e-Proinfo foi muito satisfatório. Como profissional de educação, vivi uma experiência inovadora que me fez crescer na busca de conhecimentos para superar as primeiras barreiras de um universo ainda desconhecido para mim.
Eis aí o resultado de um investimento que valeu a pena! Investimento de um tempo precioso para aprender a valorizar o que é importante no exercício profissional.(MarileneCarvalho_Unid4_Ativ5)



PLANEJANDO A PRODUÇÃO DE UM DOCUMENTO MULTIMÍDIA

RELATO DE UM PROJETO PEDAGÓGICO

O desenvolvimento de um Projeto Pedagógico quando é feito usando as tecnologias é possível interagir ideias, conceitos, experiências e padrões das diferentes disciplinas em sua área de conhecimento que servem para a construção de novos significados.
Assim como é um desafio desenvolver a interdisciplinaridade, também é a integração de diferentes tecnologias – mas a construção do saber nos inquieta a inovar a prática pedagógica diante da evolução tecnológica.
            Recentemente passei por uma experiência bem interessante, pois como professora de educação física e orientadora num projeto sobre o folclore brasileiro com o tema “Arte do Folclore e Cultura Popular”, constatei como os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio na escola em que trabalho se envolveram na apresentação desse trabalho. No desenvolvimento do trabalho buscou-se de forma simples ampliar o conhecimento da comunidade escolar com relação ao folclore brasileiro e a importância dele na identidade de um povo.
Um dos destaques foi a apresentação no PowerPoint utilizando imagens pesquisadas pelos alunos e pela professora orientadora para socializar em sala o conhecimento adquirido em um documento multimídia e depois no pátio da escola com as manifestações artísticas usando a expressão corporal através da dança, teatro, e outras ações curiosas e criativas.  Foi uma atividade bem atraente, pois pude observar uma integração muito grande entre os alunos durante as aulas para o planejamento desse trabalho – e um grande aprendizado para todos os envolvidos no desafio de educar.  (MarileneCarvalho_Unid4_Ativ4)

ANALIZANDO O PANORAMA DO USO DAS MÍDIAS NAS NOSSAS ESCOLAS

LEITURA, REFLEXAO E DISCUSSAO SOBRE A
MIDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

A análise e relatos de experiência que o professor Sílvio Pereira da Costa faz em seu texto, mostra a importância da utilização das mídias nas escolas a partir das observações coletadas em seu trabalho empírico, envolvendo o uso da mídia nas escolas de Florianópolis (PR). Atraiu minha atenção o comentário que ele faz sobre implicância que a leitura de produtos da mídia tem tanto na leitura de textos escritos como nos textos sonoros ou escritos visuais e que isso dá uma utilidade para a vida educacional e boa formação do educando.
             Entretanto, apesar da existência e utilização dessas tecnologias, professores e alunos ainda precisam aproveitam melhor as ferramentas tecnológicas, pois a escola não escapa da influência da mídia, e essa transformação vai exigir que os professores reconheçam que já não são os únicos detentores da transmissão de conhecimento e aceitem que as novas gerações têm outros modos de aprendizagem.
Nesse contexto percebemos que o panorama do uso pedagógico das mídias nas nossas escolas hoje, representa uma nova fronteira para os profissionais da educação, pois a escola ainda é um lugar privilegiado na construção de identidade, independentemente das classes sociais. (MarileneCarvalho_Unid4_Ativ3)

REPOSITÓRIOS EDUCACIONAIS DE MATERIAL MULTIMÍDIA

NAVEGANDO POR VIDEOS E OUTRAS MIDIAS

Um repositório possui um banco de dados para objetos educacionais de acesso público isoladamente ou coletivo, produzido em vários formatos e para todos os níveis de ensino com o objetivo de atender a todos os componentes curriculares e temas relacionados.
Assim é possível o usuário ter acesso a todos os recursos multimídia publicados no ambiente que estão disponíveis para ser baixados, copiar e distribuir, desde que o seu uso seja para atividades sem fins lucrativos. Com esse material, temos uma boa opção de incrementar as ações educativas. (MarileneCarvalho_Unid4_Ativ2)

CONHECENDO OBJETOS MULTIMÍDIA

REFLEXÕES
            Os vídeos selecionados para assistir nesta atividade mostram novas maneiras de criação usando os recursos tecnológicos que podem ser aproveitados para a prática pedagógica, pois contem elementos multimídia como as imagens paradas ou em movimento, animações, gravações de áudio, filmagens editadas, etc.
Essa riqueza de mídias digitais tem uma combinação muito valiosa com a reprodução do conhecimento, pois em qualquer disciplina há um leque de possibilidades capaz de enriquecer o tempo de aula. (MarileneCarvalho_Unid4_Ativ1)

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

CONCEITO DE CURRÍCULO

 No decorrer do desenvolvimento dos projetos, percebemos mudanças naquilo que seria o plano inicial. Isso se dá porque há um choque, mas não necessariamente de maneira ruim, entre uma sequência de acontecimentos que imaginamos ao elaborar o projeto (ideal) e a aplicação deste, levando em consideração as diferenças de cada aluno e sua própria realidade (real).
Esse embate nos faz ter novas experiências, novo olhar sobre conceitos antes imutáveis, como o de currículo, por exemplo. Se outrora era uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos, hoje vai muito além dessa definição. Com o processo de integração de tecnologias ao currículo podemos observar o que já foi trabalhado do currículo prescrito e o que foi integrado, expandindo as situações de aprendizagem.(MarileneCarvalho_Unid3_Ativ5)

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

DESENVOLVIMENTO DE PROJETO EM SALA DE AULA COM INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

RELATOS DE PROJETOS DE TRABALHO
            Este é um relato sobre o andamento das atividades desenvolvidas com os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio do CEM D. Filomena Moreira de Paula em MIiracema do TO, sobre o Projeto “Arte do Folclore e Cultura popular”. Num primeiro momento houve um trabalho de conscientização sobre importância do folclore brasileiro lendo algumas lendas, mitos e sugerindo a criação de algumas manifestações artísticas e deles vieram uma explosão de ideias para escolha da apresentação. Num segundo momento, partimos para a pesquisa centralizada onde cada turma escolheu uma atividade, houve os ensaios da música e dança, do teatro com a escolha do figurino, para finalmente expor ao público da escola o que conseguiram produzir.  


   Acullminâcia desse projeto teve apresentação dos trabalhos prontos, em forma de seminários com cartazes explicativos, dramatização de lendas, produção de textos ilustrados, apresentação de slides, exibição de vídeos temáticos, danças folclóricas regionais, teatro com lendas folclóricos, desfile com comidas típicas, desfile com trajes regionais, etc. Essa proposta de trabalho de caráter interdisciplinar foi uma boa oportunidade para acompanhar a criatividade que os alunos demonstram naquilo que é do seu interesse usando material que está ao seu alcance.









Como professora orientadora, me sinto muito satisfeita, pois nós educadores sabemos o quanto é difícil desenvolvermos projetos interdisciplinar na escola, mas neste desafio não estamos sozinhos – temos uma equipe pedagógica e equipe de apoio escolar que pode somar aos nossos esforços e juntos com o nosso alunado conseguirmos um aprendizado valioso.

 
Para finalizar este relatório, expresso a minha gratidão a DEUS por ter desenvolvido um processo de liderança em todas as etapas desse Projeto. (MarileneCarvalho_Unid3_Ativ4)

FONTE: Arquivo pessoal

PROJETOS DE TRABALHOS EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE CURRÍCULO


ARTE DO FOLCLORE E CULTURA POPULAR

INTRODUÇÃO: O Projeto “Arte do Folclore e Cultura Popular” foi elaborado para as turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio do CEM D. Filomena Moreira de Paula em Miracema do TO e será desenvolvido para favorecer a interdisciplinaridade aliado ao uso de ferramentas de interação e intervenção suportadas por tecnologia. Este Projeto de Aprendizagem pretende trabalhar as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros – determinando assim, avanços cognitivos, emocionais e psicológicos para um vínculo e interação com o conhecimento adquirido.

CRONOGRAMA: O tempo de duração do Projeto “Arte do Folclore e Cultura popular” será de um bimestre, com o período compreendido entre a formação dos grupos até a apresentação final. (Aproximadamente dois meses)

OBJETIVOS:
- Estimular os alunos para que evidenciem a arte popular como elemento do folclore e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras.
- Desenvolver a oralidade e a socialização das informações adquiridas, expressando a cultura popular como um bem precioso que deve ser cultivado.
- Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado.

METODOLOGIA:
- Conversa dirigida sobre os conhecimentos prévios que os alunos possuem acerca do tema de estudo para a explosão de ideias.
- Pesquisa em sites, vídeos educativos para coleta e registro de informações do Projeto.
- Proporcionar aos alunos uma saída de campo em moradias da comunidade local para entrevistar pessoas idosas que possam compartilhar sobre as manifestações folclóricas de sua época.
- Socialização das informações coletadas apresentadas ao grupo em mini-seminários com cartazes explicativos e/ou dramatização coreográfica.

RECURSOS:
- Laboratório de Informática; Máquina fotográfica digital; TV e vídeo; Data show; Aparelho de som e microfone; Cartolina, pincéis coloridos e fita adesiva.

ATIVIDADES PROPOSTAS:
- Montagem de cartazes com desenhos de personagens folclóricos e produção de textos em sala de aula sobre adivinhas, parlendas, provérbios, lendas, mitos, contos e dobraduras, etc.
- Produção de um jornal no laboratório de informática a partir de pesquisas sobre os personagens e nosso folclore, as cantigas de roda, as brincadeiras populares, etc.
- Compartilhar o processo de execução do Projeto, incluindo uma postagem no blog da professora de educação física com relatos de experiência vivida e instigar a turma a acessar o blog para leitura das postagens dos colegas deixando comentários.

AVALIAÇÃO: Os alunos deverão compreender a importância da arte folclórica na cultura popular brasileira, desenvolvendo trabalhos que serão avaliados no individual e no coletivo.

OBS: Há uma solicitação por parte da professora orientadora de que os alunos, individualmente, reúnam os materiais que encontrarem em uma pasta denominada portfólio. (MarileneCarvalho_Unid3_Ativ3)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Espaço reservado para postagens com conteúdo destinado aos alunos de Educação Física da EJA.
Espaço reservado para postagens com conteúdo destinado aos alunos de Educação Física do 9º Ano - Ensino Fundamental.
Espaço reservado para postagens com conteúdo destinado aos alunos de Educação Física do 8º Ano - Ensino Fundamental.
Espaço reservado para postagens com conteúdo destinado aos alunos de Educação Física do 7º Ano - Ensino Fundamental.
Espaço reservado para postagens com conteúdo destinado aos alunos de Educação Física do 6º Ano - Ensino Fundamental.
Espaço reservado para postagens com conteúdo destinado aos alunos de Educação Física da 3ª Série - Ensino Médio.
Espaço reservado para postagens com conteúdo destinado aos alunos de Educação Física da 2ª Série - Ensino Médio.
Espaço reservado para postagens com conteúdo destinado aos alunos de Educação Física da 1ª Série - Ensino Médio.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

PLANEJANDO ATIVIDADE COM HIPERTEXTO

           A proposta é preparar a turma para um trabalho de pesquisa no mundo virtual e postar os seus resultados em um blog. O interessante vai ser acompanhar a euforia do primeiro momento e depois disciplinar para um texto cibernético que vai ser lido por outras pessoas.
          Com esta experiência na forma de um hiperdocumento, pretendemos levar os alunos para montar um registro digital para integrar os diferentes temas de interesse para uma geração que valorize o seu bem-estar associado a uma prática regular de uma atividade física. Essa postagem deve conter arquivos feitos em diferentes formatos, como por exemplo texto, imagens, textos com imagens, apresentação de slides, etc.
(MarileneCarvalho_Unid2_Ativ8)

PLANEJAMENTO DE UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET

EDUCAÇÃO FÍSICA À SERVIÇO DA SAÚDE

INTRODUÇÃO:
O conceito de saúde encontra-se muito relacionado à saúde física e o ser humano não pode desprezar um tempo para buscar conhecimentos na área da saúde mental e da qualidade de vida, para que ele possa conhecer os efeitos da atividade física sobre o homem. A melhor motivação para justificar passar tempo investindo na prática regular de uma atividade física representa em nossos dias uma prevenção para doenças e um retardamento no envelhecimento
OBJETIVOS:
- Analisar o conceito de saúde de alunos para verificar o nível de importância dos motivos para a prática regular de atividade física através de uma busca virtual em sites relacionados ao tema de estudo.
- Relacionar a expressão saúde com a escolha da nossa alimentação e fator de qualidade para
ATIVIDADES PROPOSTAS:
- Visitar sites esportivos com exemplos de superação para uma vida mais saudável:   www.superacaosaude2011.com.br/regulamento-santo-andre.html
- Montar um painel dos trabalhos pesquisados utilizando a ferramenta power point e apresentar aos colegas bem como do blog da escola.
- Representar frases sobre a saúde a partir de imagens esportivas pesquisadas no Google.
- Elaborar um questionário para a coleta de dados e desenvolver um quadro estatístico a partir de pesquisas em sites relacionados com o tema:
saude.ig.com.br/minhasaude/10...saude/n1596848694203.html
- Produzir um vídeo das atividades envolvidas no projeto e postar no you tube e no blog da escola.
www.youtube.com/watch?v=ed22yQgRlA0
AVALIAÇÃO:
O trabalho avaliativo será desenvolvido em vários momentos:
- O primeiro será a divisão dos grupos de interesse sob a orientação da professora para as pesquisas de coleta de dados.
- Num segundo momento, cada grupo será avaliado oralmente.
- No terceiro momento será aferido uma nota pela professora a partir da produção dos alunos.
(MarileneCarvalho_Unid2_Ativ6)