terça-feira, 27 de dezembro de 2011

PROJETOS DE TRABALHOS EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE CURRÍCULO


ARTE DO FOLCLORE E CULTURA POPULAR

INTRODUÇÃO: O Projeto “Arte do Folclore e Cultura Popular” foi elaborado para as turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio do CEM D. Filomena Moreira de Paula em Miracema do TO e será desenvolvido para favorecer a interdisciplinaridade aliado ao uso de ferramentas de interação e intervenção suportadas por tecnologia. Este Projeto de Aprendizagem pretende trabalhar as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros – determinando assim, avanços cognitivos, emocionais e psicológicos para um vínculo e interação com o conhecimento adquirido.

CRONOGRAMA: O tempo de duração do Projeto “Arte do Folclore e Cultura popular” será de um bimestre, com o período compreendido entre a formação dos grupos até a apresentação final. (Aproximadamente dois meses)

OBJETIVOS:
- Estimular os alunos para que evidenciem a arte popular como elemento do folclore e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras.
- Desenvolver a oralidade e a socialização das informações adquiridas, expressando a cultura popular como um bem precioso que deve ser cultivado.
- Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado.

METODOLOGIA:
- Conversa dirigida sobre os conhecimentos prévios que os alunos possuem acerca do tema de estudo para a explosão de ideias.
- Pesquisa em sites, vídeos educativos para coleta e registro de informações do Projeto.
- Proporcionar aos alunos uma saída de campo em moradias da comunidade local para entrevistar pessoas idosas que possam compartilhar sobre as manifestações folclóricas de sua época.
- Socialização das informações coletadas apresentadas ao grupo em mini-seminários com cartazes explicativos e/ou dramatização coreográfica.

RECURSOS:
- Laboratório de Informática; Máquina fotográfica digital; TV e vídeo; Data show; Aparelho de som e microfone; Cartolina, pincéis coloridos e fita adesiva.

ATIVIDADES PROPOSTAS:
- Montagem de cartazes com desenhos de personagens folclóricos e produção de textos em sala de aula sobre adivinhas, parlendas, provérbios, lendas, mitos, contos e dobraduras, etc.
- Produção de um jornal no laboratório de informática a partir de pesquisas sobre os personagens e nosso folclore, as cantigas de roda, as brincadeiras populares, etc.
- Compartilhar o processo de execução do Projeto, incluindo uma postagem no blog da professora de educação física com relatos de experiência vivida e instigar a turma a acessar o blog para leitura das postagens dos colegas deixando comentários.

AVALIAÇÃO: Os alunos deverão compreender a importância da arte folclórica na cultura popular brasileira, desenvolvendo trabalhos que serão avaliados no individual e no coletivo.

OBS: Há uma solicitação por parte da professora orientadora de que os alunos, individualmente, reúnam os materiais que encontrarem em uma pasta denominada portfólio. (MarileneCarvalho_Unid3_Ativ3)

0 comentários:

Postar um comentário