terça-feira, 27 de dezembro de 2011

DESENVOLVIMENTO DE PROJETO EM SALA DE AULA COM INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

RELATOS DE PROJETOS DE TRABALHO
            Este é um relato sobre o andamento das atividades desenvolvidas com os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio do CEM D. Filomena Moreira de Paula em MIiracema do TO, sobre o Projeto “Arte do Folclore e Cultura popular”. Num primeiro momento houve um trabalho de conscientização sobre importância do folclore brasileiro lendo algumas lendas, mitos e sugerindo a criação de algumas manifestações artísticas e deles vieram uma explosão de ideias para escolha da apresentação. Num segundo momento, partimos para a pesquisa centralizada onde cada turma escolheu uma atividade, houve os ensaios da música e dança, do teatro com a escolha do figurino, para finalmente expor ao público da escola o que conseguiram produzir.  


   Acullminâcia desse projeto teve apresentação dos trabalhos prontos, em forma de seminários com cartazes explicativos, dramatização de lendas, produção de textos ilustrados, apresentação de slides, exibição de vídeos temáticos, danças folclóricas regionais, teatro com lendas folclóricos, desfile com comidas típicas, desfile com trajes regionais, etc. Essa proposta de trabalho de caráter interdisciplinar foi uma boa oportunidade para acompanhar a criatividade que os alunos demonstram naquilo que é do seu interesse usando material que está ao seu alcance.









Como professora orientadora, me sinto muito satisfeita, pois nós educadores sabemos o quanto é difícil desenvolvermos projetos interdisciplinar na escola, mas neste desafio não estamos sozinhos – temos uma equipe pedagógica e equipe de apoio escolar que pode somar aos nossos esforços e juntos com o nosso alunado conseguirmos um aprendizado valioso.

 
Para finalizar este relatório, expresso a minha gratidão a DEUS por ter desenvolvido um processo de liderança em todas as etapas desse Projeto. (MarileneCarvalho_Unid3_Ativ4)

FONTE: Arquivo pessoal

0 comentários:

Postar um comentário